Compartilhe o site do Montagem de Buffet no Facebook, Twitter e Google+

Construção de Buffets Infantis temáticos para todo Brasil.

Blog

por Giseli Beloni

buffet infantil mulheres empreendedoras

Mulheres Empreendedoras

Como está o mercado para as empreendedoras no Brasil?

Empreendedor é aquele “que empreende coisas difíceis; arrojado; realizador”, conforme definição do “dicionário do Aurélio”. As mulheres empreendedoras seja por necessidade, realização profissional ou pessoal, aumentam cada vez mais a sua participação no mundo dos negócios. Elas atuam nas mais diversas áreas e, na maioria das vezes, buscam reconhecimento ao realizar os seus sonhos profissionais e conciliar a sua dedicação à família. Por este motivo, algumas optam por desenvolver as suas atividades em casa, enquanto outras preferem montar seu negócio fora do seu lar, mas de preferência, com melhor flexibilidade de horários para facilitar o seu dia-a-dia.

buffet infantil mulheres empreendedorasO sonho de muitas mulheres está em montar seu próprio negócio, seja abrir um buffet infantil ou atuar em outras áreas. Mas, por onde começar? Quais procedimentos seguir? Qual o momento certo? Para quem está na dúvida, pode ser um bom caminho iniciar as suas atividades nas áreas de maior afinidade, que sejam condizentes com seus conhecimentos técnicos e habilidades. Contudo, antes de iniciar o seu negócio será de grande ajuda pesquisar o mercado e buscar orientação com o “Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas”, sobre como elaborar um bom plano de negócios, oportunidades e ameaças, qual é a concorrência, quais serão os investimentos, custos, despesas, entre outros fatores importantes que serão identificados nesta etapa de análise e planejamento. O risco existe, desta forma, quanto mais informações conseguir para cooperar com o planejamento maior será a chance do empreendimento dar certo.O empreendedorismo feminino vem ganhando força e quebrando barreiras. Existem muitas mulheres que tornaram o seu sonho em realidade, conquistaram o seu espaço no mercado e o número de empreendedoras no Brasil já é bastante expressivo. Por este motivo, buscamos mais informações sobre este assunto e encontramos a “Rede Mulher Empreendedora”, organização especialmente dedicada às mulheres nos negócios com objetivo de apoiar e incentivar a troca de experiências e informações através de dicas, notícias, artigos e muito mais. Conheça a incrível trajetória desta rede, saiba como tudo começou e confira os surpreendentes dados do mercado que, gentilmente, nos forneceram.

Um pouco da história da Rede Mulher Empreendedora

“A Rede Mulher Empreendedora é uma rede focada em mulheres de negócios ou que trabalham por conta própria. O objetivo da RME é apoiá-las na troca de informações sobre seus negócios, por meio de notícias, artigos, dicas atualizadas diariamente e através do perfil das usuárias divulgando gratuitamente o negócio. A Rede Mulher Empreendedora foi fundada em 2010, pela empresária e jornalista Ana Lúcia Pedro Fontes e se tornou um exemplo de como boas ideias e muita boa vontade podem mudar o mundo, pelo menos o dos negócios! A ideia nasceu por conta da demanda de empreendedoras que estavam criando negócios, ou queriam desenvolver seus negócios e buscavam apoio e não encontravam. A Rede foi criada para oferecer colaborativamente este apoio a mulheres.”

Dados sobre mulheres empreendedoras no mundo dos negócios:

“A dupla jornada feminina é cada vez mais freqüente no mercado de trabalho. Para conseguirem dar conta de todos os seus compromissos, as mulheres estão abandonando o mundo corporativo e abrindo suas próprias empresas. Elas escolhem o empreendedorismo por paixão e pela flexibilidade de horários permitida quando se é dona de seu próprio tempo.

Logo RME - PNGAs mulheres já estão tocando cerca de 50% dos pequenos negócios, a característica da multifuncionalidade é grande um diferencial para empreendedores, e as mulheres são naturalmente multi tarefas. As mulheres são naturalmente mais colaborativas, tem uma liderança mais humanizada e o ambiente de trabalho costuma ser mais leve e agradável.  A maior parte das empreendedoras tem negócios off line, são pequenas consultorias, comércios, serviços. Mas está crescendo significativamente o numero de negócios on line, como sites, blogs e e-commerces, liderados por mulheres.  O perfil das mulheres que buscam pela Rede são de profissionais maduras (69% estão acima de 31 anos) com mais anos de estudo (84% tem nível superior ou pós graduação), que estão atrás de flexibilidade de horários e independência financeira (62% estão no ramo de serviço), ou por motivos pessoais, como mais tempo para os filhos ou mesmo porque realmente querem empreender e veem nisso uma oportunidade de serem mais reconhecidas.”

Letícia Castello, setor de comunicação, Rede Mulher Empreendedora

Infográfico – Empreendedoras do Brasil

No Brasil, há cerca de 6 milhões de mulheres empreendedoras, de acordo com o portal da “Exame.Com”. Além disso, pesquisamos outras fontes para identificar o perfil da mulher empreendedora no país e preparamos um infográfico para melhor visualização dos dados obtidos, veja:

Mulheres Empreendedoras - Infográfico

Os dados apresentados podem servir inspiração para as mulheres que almejam ter o seu próprio negócio, assim como pode servir de motivação àquelas que desejam expandir as suas atividades. Com tudo isso, pesquisar e preparar um bom planejamento pode ser de grande importância para a “vida” da empresa. Conquistar o sucesso vai muito além de acreditar no sonho, os bons resultados são conseqüência de muito trabalho, dedicação e perseverança, aliados a um atendimento cativante e uma excelente gestão.

Fonte da Imagem: Pinterest

Fontes de Pesquisa: Dicionário do Aurélio; Exame.com; Ibope; Rede Mulher Empreendora; Sebrae;

E você, deseja empreender ou já possui o seu próprio negócio? Conte – nos qual é o seu sonho ou o que a inspirou a iniciar suas atividades.

Compartilhe este infográfico com seus amigos. Copie e cole o código abaixo em sua página para publicá-lo!

  • Ana Paula

    Parabéns pela matéria…ficou ótima!!! bjks

    • Giseli Beloni

      Olá Ana Paula, como vai? Ficamos super felizes com o seu prestígio, saiba que ter o seu reconhecimento é muito importante para nós! Muito obrigada por seu carinho e atenção. Beijinhos de toda a nossa equipe,
      Montagem de Buffet

  • Marcela Nagai

    Gostaria de parabenizar pela matéria, estou procurando informações, e achei o site super interessante e completo.

    • Jaqueline Nechio

      Bom dia Marcela!

      Ficamos contentes em poder ajudá-la, será sempre bem-vinda em nosso portal, assim como suas opiniões e sugestões.

      Conheça nossa fanpage: https://www.facebook.com/MontagemDeBuffet

      Abraços,
      Montagem de Buffet